sábado, 5 de maio de 2012

O que é Undreground? - Dicionario do Hip-Hop




Underground é uma expressão usada para designar um ambiente cultural que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da mídia. Muito conhecido como Movimento Underground ou Cena Underground.





No universo do Hip Hop, essa palavra tem muito peso e importância. Se tudo virar moda, se tudo for feito com o único e simples intuito de ganhar dinheiro - Não é que isso seja errado, vale ressaltar - a fonte vai secar e vamos entrar em uma era de colapso criativo. Com letras muito parecidas, estilos idênticos, sonorizados da mesma forma...
Pensando bem, estamos quase entrando nessa era de colapso. E não temos heróis nessa história. Temos Mc's, B.boys, Grafiteiros e DJ's tentando fazer a diferença. Muitas vezes pagando um preço caro por isso. O anonimato e a falta de reconhecimento são comuns para os que dedicam seu talento e tempo para algo que provavelmente não será um sucesso de vendas.
Isso é o underground: menos preocupação com vendas e maior cuidado com o conteúdo da obra.
Nesse processo, muito material de qualidade e autenticidade inquestionável acaba sendo perdido pela falta de espaço, e muitas vezes pela ignorância e intolerância  de quem deveria fornecer informação e não privá-la por motivos pessoais.
Artistas como Aesop Rock, Atmosphere, Immortal Technique, Mf Doom, Madvillain, Jedi Mind Tricks, CunninLynguists, Quasimoto, Raekwon, Non Phixion, Dilated Peoples, K-Otix e os nacionais Quinto Andar, Contra Fluxo, Kamau, Slim Rimografia, Pentágono, Black Alien, OtroPlano, Hadda & DJ A, Ataque Beliz, Rapadura, Flora Matos, Inumanos, A Filial, Parteum, Emicida, Marechal e muitos outros nunca serão exibidos em programas convencionais.
E quem deveria ouvir, não para copiar, mas para ter uma referência musical, não ouve e fica com menos opções para inspirar o processo criativo. O ciclo vicioso da mesmice vai dar mais uma volta e fazer mais uma vítima da falta de informação.
Hoje temos uma ferramenta útil, importante, fácil de se usar, com acesso livre: a world wide web. O que seria do underground hoje sem a internet? Seria mais undergroundainda, com poucos gatos pingados deslumbrando verdadeiras obras de arte.
Muito prazer, me chamo Hadda Mc, 30 anos de vida, 20 anos de Hip-Hop sendo 12 deles dedicados exclusivamente ao Rap. Underground é nossa área, bem- vindos!
Fique de olho na coluna para não perder as "faixas bombas" escondidas em álbuns desconhecidos pela maioria. Mas quem vai dizer se presta ou não é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário