sábado, 28 de abril de 2012

10 coisas que você não sabia sobre o Illmatic


Large Professor editou as rimas de Nas
Os puristas do Hip Hop deverão achar isso difícil de acreditar, mas a obra prima lírica conhecida como Illmatic não foi escrita só por um homem. Todo escritor precisa de um grande editor por trás, e o de Nas era Large Professor. Large Professor levava Nas para sessões de estúdio do disco Let the Rhythm Hit ‘Em de Eric B e Rakim e lançava e o ensinava.
“Ele me ajudou por que eu só sabia metade do que estava acontecendo,” disse Nas, para a revista Mass Appeal, isso em 2002. “Eu sabia sobre a caneta e o papel. Paul sabia disso também, mas também sabia me ensinar, ‘Não diga isso, tire aquilo. Por que você disse isso? Faz você parecer louco! Essa palavra não faz sentido.’” Ele me ensinou todas as coisas.”
Russell Simmons deixou de assinar com Nas
A história do Hip Hop é repleta de oportunidades perdidas em vários momentos. Por exemplo, Kanye iria assinar com a Capitol Records, Game quase assinou com a Bad Boy, e Eminem quase assinou com uma gravadora underground antes de ser chamado por Dr. Dre. E o mesmo aconteceu com Nas.
Ele quase assinou com sua atual gravadora no início dos anos 90, mas Russell Simmons não quis fechar com ele por que temia de que Illmatic fosse um fracasso comercial. Tecnicamente ele estava certo, já que Illmatic não conseguiu chegar ao disco de Ouro no primeiro ano.
Nas contou toda a situação na faixa “Surviving The Times” onde ele diz que Russell Simmons comparou seu estilo com o de Kool G Rap. “Russell said I sounded like G, the nigga fronted”
Nas gravou “N.Y. State of Mind” em apenas uma tomada
O mais louco de N.Y. State of Mind não é apenas a melhor faixa do disco, mas também é que a que ele demorou menos para gravar.
“Ele gravou ela em uma tomada,” disse DJ Premier ano passado. De acordo com Nas eram 60 linhas no verso original, e ele tinha escrito tudo aquilo no estúdio, naquele dia.
“Se você ouvir a N.Y. State of Mind, vai ouvir ele dizendo, ‘Eu não sei como começar essa merda’, por que ele literalmente apenas escreveu tudo. Antes de começar o primeiro verso, eu estava sinalizando para ele ’1,2,3′ e ele mandou a parada’.
É um disco curto por que foi levado as pressas
Uma das características mais notáveis do 
Illmatic, é que é um disco curto. O disco tem apenas 9 canções, que juntas dão 39 minutos. É o tipo de disco que prova que as vezes o que é menos é mais.
Nos anos que antecederam o laçamento do disco, as ruas estavam sedentas por um trabalho do Nas. DJs então começaram a jogar pequenos cortes do disco nas mixtapes de rua e tocar faixas em rádios de faculdade.
MC Serch certa vez afirmou que encontraram em uma garagem cheia, cerca de 60,000 de discos piratas do Illmatic antes do lançamento oficial. Este foi o motivo da Columbia adiantar o lançamento do Illmatic em ’94 e deixar de lado o projeto original que seria bem maior.
Nas procurou o sample de Juicy Fruit antes de Biggie
Uma das melhores canções do Biggie foi lançada em 1994, seu nome? Juicy! Ela foi construída sobre o sample da música Juicy Fruit do grupo Mtume. Mas acontece que Nas também era um grande fã de Juicy Fruit, ele perguntou ao produtor L.E.S se ele pudia trazer a música ao estúdio, então ele a samplearia.
Mas L.E.S não tinha a música, então ele trouxe a faixa do grupo The Gap Band, chamada Yearning for Your Love. Assim que ele ouviu a música, ele esqueceu sobre o hit do grupo Mtume e rimou sobre a faixa da banda The Gap Band e fez a clássica faixa, Life’s A Bitch. Ambas as músicas são ótimas, mas não podemos deixar de pensar como que poderia ter sido.
Nas implorou para Large Professor ser o produtor executivo do disco, o que não aconteceu
“Eu queria ele para ser o produtor executivo do meu disco. Mas ele disse que eu tinha de fazer isso por eu mesmo. Eu disse pra ele ‘Por favor! Seja o produtor executivo do meu álbum.’ E ele respondeu, ‘Yo, minha parada não está direita.’”
O que Large Professor estava se referindo era o rompimento do grupo Main Source que aconteceu naquela época. Large Professor disse também que não estava interessado a assinar Nas, ele queria que Nas fizesse sua grana por si próprio.
Large Professor quase acertou MC Serch com socos
Depois de Large Professor recusar a proposta de Nas para ser produtor executivo do disco, Nas juntou forças com MC Serch. Mas não foi muito bom.
“Paul estava comigo. E ele começou a gritar com Serch e quase bateu nele.” Não se sabe o motivo da discussão.
Busta Rhymes quase ficou com o beat de Halftime
Busta disse uma vez para a XXL que Large Professor fez a batida de Halftime na sua frente. Ele teve a chance e não soube aproveitar.
“Então eu ouvi a batida da Halftime e fiquei meio que ‘Caraca! Fui muito estúpido por não ter tocado nessa beat.’ disse ele a XXL.
Q-Tip tinha outra ideia para a faixa One Love
Conduzindo o disco, Nas escreveu uma faixa sobre mandar cartas para um amigo na prisão e se perguntava por que ninguém tinha feito isso antes.
Quando entrou no estúdio, Q-Tip sugeriu outra ideia para Nas, uma música onde uma criança lê em sala de aula uma carta/redação sobre o que fez no verão. Mas Nas tinha outra coisa em mente…
O verso de AZ em Life’s A Bitch iniciou um leilão para quem assinaria com ele
AZ estava meio hesitante em mandar um verso em Life’s A Bitch, mas acabou fazendo um clássico. No entanto, a qualidade do verso iniciou uma espécie de leilão para ver quem assinaria com o cara. No final, AZ assinou com a EMI e em 1995 lançou o seu subestimado disco, Doe Or Die.

Nenhum comentário:

Postar um comentário