sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Projota da entrevista ao site da XXL

 
Veja a entrevista completa:
Colecionador de hits, Projota se sobressaiu em 2011 atingindo marcas impressionantes na Internet e fora dela. Junto com o DJ Caíque da 360 Records, estão lançando uma atrás da outra, e acabaram de gravar um DVD insano em Curitiba, que ele planeja distribuir a preços super-populares mesmo com a qualidade diferenciada do trabalho.
Confira a conversa que tivemos com esse MC.


XXL – Você é fruto de uma nova geração originada na rua, mais especificamente na Batalha da Santa Cruz; Como foi esse começo, houve alguma influência ou partiu de você testar sua habilidade?
PRO-J – Eu comecei a fazer freestyle naturalmente, após descobrir essa arte, passei a desenvolver a habilidade que eu possuia, e quando surgiu a batalha da Santa Cruz, tudo mudou.
Tava la todo sabado, batalhando ou só pra ver meus amigos, depois veio a Rinha dos MCs, e assim foi, sempre aprendendo, estudando, buscando melhorar. A meta sempre foi ser melhor do que tinha sido na semana passada, nem sempre conseguia, mas faz parte da experiência.


XXL – Nessa mesma geração, temos outros nomes significativos, como o Flow, Marcello Gugu e até o Emicida; quais foram as batalhas que mais te marcaram?
PRO-J – Ah várias cara, com o proprio Emicida, a primeira vez que batalhei, venci o primeiro MC e depois batalhei com o Emicida, ele ja tinha sido campeão lá varias vezes e a fama ja se espalhava, confesso ter ficado meio cabrero, mas venci a batalha e logo na primeira vez que disputei a Santa Cruz, eu fui campeão.
Lembro muito de uma batalha contra o JL, outra contra a Flora Matos e também minha derrota na Liga dos MCs em 2007, perdi ali, ficou marcado, valeu de aprendizado.


XXL – Como foi o processo criativo que você tocou com AG Soares, produtor do Pentágono?
PRO-J – Com ele aprendi a produzir, com ele aprendi muita coisa sobre flow e interpretação.
Ele fazia as bases de acordo com as ideias que criavamos, e eu escrevia e gravava, ele mixava, tudo bastante regrado e ao mesmo tempo natural, só soltamos nas ruas as musicas que realmente acreditavamos, como Eu canto, Avoadão, Acabou e Lauzane.


XXL – Uma das suas principais parcerias é com o DJ Caíque, que tem sido um dos maiores produtores da cena nacional há muitos anos; como começou o trabalho com ele?
PRO-J – Ele me convidou pra participar da mixtape dele, mesmo sem me conhecer, nunca tinhamos nos visto nem conversado, colei na casa dele, pirei nas bases e na forma dele trampar. Ficamos proximos a partir daí.
Quando eu fui gravar meu primeiro EP, eu o procurei pra ele fazer a mixagem, e ele ofereceu de graça pra mim, disse que seria forma de retribuir o fato de eu ter gravado com ele mesmo sem conhecer. Eu realmente nao tinha dinheiro e aquilo veio como uma luz, aceitei, e hoje depois de 4 discos lançados, ele continua fazendo a mixagem, e hoje recebe sua porcentagem, alem de ter se tornado um grande amigo, como parte da família mesmo.


XXL – Você conseguiu trazer para o rap um público mais novo, que antes não conhecia a cultura, apesar de ter um estilo clássico de rima; o que você acha que fez com que essas fronteiras fossem aumentadas?
PRO-J – Eu sinceramente, procuro nao pensar nisso, nao tenho um publico alvo, eu simplesmente faço minhas músicas, da mesma forma que eu fazia 10 anos atrás.
Acho que planejamento é necessario, mas em excesso atrapalha a arte.
Ao mesmo tempo sei de minha responsabilidade, me entreguei pra ouvir de peito aberto o rap, quando eu tinha 15/16 anos. Sei que isso mudou totalmente minha vida e sou muito feliz com isso, entao se esses adolescentes hoje, estao ouvindo minhas músicas, tenho oportunidade de fazer parte da vida deles, assim como Racionais, Facçao, Mv Bill, RZO, fizeram e fazem parte da minha vida, devo muito sobre quem eu sou para os meus ídolos, e procuro ser eu mesmo, e torço pra que esse eu mesmo, seja uma boa referência para os meninos que tão ouvindo meu som.


XXL – Seu trabalho na Internet é recordista em muitos sentidos, primeiro lugar no MySpace, mais de cem mil seguidores no Twitter, mais de quinze milhõesde visualizações no YouTube; como você conseguiu essas marcas impressionantes? Teve alguma assessoria profissional ou foi algo seu?
PRO-J – Foi como eu disse anteriormente, nao rola planejamento pra isso, simplesmente eu era muleque que fazia seus raps, de repente chegou a Internet na minha casa (bem tarde, eu ja tinha uns 20 anos) a partir daí eu fazia 3, 4 musicas por semana e soltava na net.
Algumas pessoas acham que faço música demais hoje em dia, mas antes eu fazia bem mais hahaha
Simplesmente amo fazer música, e acompanho de perto pra ver até onde ela tá chegando.
Assim eu contabilizo todos os números, e assim, sozinho aprendi a fórmula correta para o meu trabalho. Para o MEU trabalho, nao significa que minha fórmula da certo pra outro MC, assim como as fórmulas de outros MCs não dariam certo pra mim.


XXL – Recentemente você gravou seu primeiro DVD, em Curitiba, com a casa lotada, mais de quatro mil pessoas; fale sobre essa oportunidade; houve muita preparação? Quem está produzindo?
PRO-J – Muita dedicação, meses de trabalho até chegar o dia do show, e agora teremos meses de trabalho até estar finalizado pra ir pras ruas.
A produtora responsável é a Pexera, o diretor é o Luringa. Acredito muito no trabalho deles, as imagens que eu vi estão incríveis, e o áudio também, agora é mandar bala na edição pra chegar bonito nas ruas.


XXL – Sabemos também que houveram participações de peso, quais foram? Quem você mais curtiu?
PRO-J – Rashid, Emicida, Terceira Safra, Dj Caique, Marechal, Kamau, Max BO, Karol Conka, André Maini e Flora Matos.
Impossível dizer qual foi mais maneiro, todos foram especiais para o evento, o show foi incrível, só posso agradecer essas pessoas que falei, e todas as outras envolvidas, Pexera, Sallve, Positive, minha equipe e todo mundo que correu muito pra isso dar certo.


XXL – Quando o novo DVD vai estar nas ruas? Já tem um nome?
PRO-J – O nome do DVD é REALIZANDO SONHOS. Deve estar nas ruas em março ou abril de 2012.
To correndo muito pra vender no mesmo preço em que eu vendo as mixtapes, por 5 reais, dessa forma ele será feito também da mesma maneira, caixa de envelope como são as mixtapes. E espalhar esse trabalho como nunca fiz antes com nenhum outro.
Pensamos em 10, 20 mil, até 50 mil copias se DEUS permitir.


XXL – Quais são suas expectativas para o rap em 2012?
PRO-J – Minhas expectativas são as melhores possíveis, ao menos de minha parte todos podem esperar muito trabalho, muito suor, muita dedicação no meu amor declarado e verdadeiro por essa cultura.
Novas portas serão abertas, muitas pessoas tão trabalhando por aí, que DEUS abençoe aqueles que fizerem por merecer suas bencaos, daqui nossa parte é correr atrás e buscar levar a mensagem pras pessoas que estiverem dispostas a escutá-la.


XXL – Deixe seu salve final
PRO-J – Meu salve fica aqui, um abraço pra geral da XXL, e quem nao conhece o Projota ainda, fica a vontade, os CDs estão todos livres pra download ai pela internet, fica a vontade e leva pra casa, espero que gostem.
Quem já conhece, obrigado pela força que sempre chega pra nois, e fiquem com DEUS, muita luz pra geral.
Foco, Força e Fé.


Créditos: XXL.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário